Como funciona o Sisu 2017

Como funciona o Sisu 2017 : O Sisu é a forma onde os alunos podem concorrer as vagas em instituições federais e estaduais por meio da nota obtida no Enem 2017, com essa nota o aluno concorrerá com os demais candidatos por uma vaga no curso em que deseja ingressar.

Tudo começa na etapa de inscrição, o Sisu é aberto no mês de janeiro após a divulgação oficial do resultado do Enem 2017 que é feito exclusivamente pelo portal do Inep/Enem 2017,após a divulgação o aluno deverá aguardar a data para a abertura do programa Sisu e fazer sua inscrição.

Depois de realizada a Inscrição do Sisu 2017:

inscricao-sisu-2017-6

Após feita a inscrição o aluno irá selecionar a instituição, o curso e o turno em que deseja concorrer a uma vaga, nesta etapa o estudante escolherá também em qual modalidade deseja concorrer por exemplo, se em ampla concorrência ou por cotas.

Nas cotas o aluno só disputa a vaga com candidatos que se encaixem no mesmo perfil que ele, já na ampla concorrência é uma disputa geral entre os candidatos.

Cabe ao aluno verificar em qual grupo ele se encaixa e qual a modalidade é compatível com seu perfil, devemos lembrar que o aluno só deve fornecer informações verdadeiras e comprováveis uma vez que as declarações fornecidas assim como a modalidade de concorrência escolhida devem ser comprovadas caso o aluno passe na primeira fase da concessão da bolsa.

Lista de candidatos:

inscricao-sisu-2017-2

Após o fechamento das inscrições o Sisu 2017, fornece aos alunos uma lista com os nomes dos candidatos que foram pre selecionados para as vagas e a colocação de cada um na lista. Nesta fase os alunos que tenham passado devem se encaminhar até as instituições na data marcada para fazerem a entrega da documentação exigida.

OBS: Os documentos que devem ser apresentados na hora da confirmação dos dados, eles estão elencados na própria página do Sisu, contudo as instituições de ensino tem autonomia para pedir uma documentação extra caso ache necessário.

Após a documentação entregue será divulgada no mesmo portal do Sisu o resultado oficial dos alunos sisu 2017, que foram aprovados, estes então devem se encaminhar as instituições novamente para realizar a matricula no curso escolhido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *